Sulcos Principais - Primeiro Molar Superior

Os sulcos principais são depressões lineares evidentes que separam as cúspides, é um local propício ao desenvolvimento de cáries. Já os sulcos que estão sobre as superfícies internas das cúspide são chamados de sulcos secundários e são menos evidentes, com função de escoamento do alimento.

PRIMEIRO MOLAR SUPERIOR

        

- O primeiro molar superior apresenta 4 sulcos principais, sendo eles:

Sulco ocluso-vestibular: Sai da fosseta central e segue até face vestibular, separando as cúspides mésio-vestibular e disto-vestibular. Na face vestibular termina em uma fosseta triangular no terço médio da face.

Sulco disto-lingual: Sai da fosseta distal e segue em direção a face lingual, separa as cúspides mésio-lingual e disto-lingual.


Sulco mésio-oclusal ou mésio-central: Sai da fosseta mesial e vai até a fosseta central, separa as cúspides mésio-vestibular e mésio-lingual.


Sulco disto-oclusal ou disto-central (inconstante): é inconstante pois em alguns casos a ponte de esmalte pode interrompe-lo. Quando este sulco está presente ele se une com o sulco mésio-central, formando um sulco único, o sulco mésio-distal. E o conjunto de sulcos da face oclusal fica com uma forma de "H".

Nenhum comentário:

Postar um comentário